Wix é Bom para SEO? Descubra se é possível chegar no topo

Wix é Bom para SEO? Descubra se é possível chegar no topo

Wix é bom para SEO? Esta é a pergunta que muitas pessoas fazem quando começam a lutar um pouco no mundo do marketing digital. Olha, não é por nada não, mas eu realmente acho que quem começa pesquisando este tipo de conteúdo já começou no caminho certo.

As técnicas de SEO são cruciais para gerar um tráfego orgânico de qualidade. Somente com um bom SEO você consegue controlar um número fixo de visitas diárias ao seu blog/site, sendo assim é realmente importante iniciar a caminhada com estas boas atitudes.

Hoje irei trazer uma análise bastante interessante para que você descubra definitivamente se vale ou não a pena utilizar o Wix para o seu site.

Afinal de contas um serviço de construção de sites e hospedagem não é exatamente algo que você pode descartar do dia para a noite, a dor de cabeça para recuperar os dados será enorme. Meu objetivo é que você consiga definitivamente decidir qual a melhor ferramenta para seu SEO.

Wix é bom para SEO?

Primeiramente eu gostaria de deixar algumas coisas em pratos limpos, o Google não se importa tanto como você criou o seu site.

Ou seja, se você criou ele com o Wix, WordPress ou Shopify tanto faz. Mas existem vários fatores periféricos que vão diretamente influenciar os resultados que você irá ter no final, tudo depende do quanto você quer se dedicar na criação de um site.

O que realmente conta para SEO?

Para te responder a pergunta “Wix é bom para SEO?” temos que levar em consideração o que realmente ajuda na sua pontuação. O Google está constantemente avaliando todos os sites que estão indexados nele, e assim todos os dias a sua pontuação irá mudar, o que significa que você precisa sempre estar em um processo de melhoramento do site.

Então entramos no primeiro ponto, que é a atualização do seu site. Se você não tem um site estático é interessante sempre manter seus artigos com informações novas. Até mesmo um site de informações vai se beneficiar por algumas alterações periódicas. Sempre que você quiser ter algum resultado interessante é importante trabalhar mais no que já foi feito.

Entretanto existe um outro fator ainda mais importante para um bom score de SEO. Este fator é a quantidade (e qualidade) de backlinks que você vai encontrar na internet. Sabe, infelizmente muitas pessoas esquecem que o Google surgiu para entregar o melhor conteúdo para quem está buscando. Como seria praticamente impossível contratar um equipe para ler todos os sites do mundo a empresa utiliza a quantidade de links apontando a um site para definir sua autoridade.

Logo, quanto mais autoridade você tiver, muito mais resultados você vai ter, fácil não? Infelizmente não é, conseguir backlinks de forma natural dá um pouquinho de trabalho, acredite. Alguns acabam recorrendo a técnicas como PBN, o que por si só é ótimo. Mas eu recomendo plenamente que você só faça isso se tiver experiência, alguns passos errados podem danificar sua posição ao invés de melhorar. Lembrando que você pode conseguir isto através de profissionais experientes também.

Caso de sucesso (um tanto quanto estranho e acidental)

Para te provar como realmente os backlinks vão fazer a diferença na pontuação existe um site chamado Pudim.com.br. Basicamente é um site, com este nome, uma foto de um pudim e um email. Por ser bastante inusitado várias pessoas começaram a comentar sobre ele e uma enxurrada de backlinks foi criada, o que colocou ele em primeiro lugar de várias buscas no Google.

O site está parado a anos, sem atualizações (o que o tirou de várias primeiras posições), mas ainda é tão relevante que chegou a ser hackeado pelo estado islâmico. E não, isso não é uma brincadeira, aconteceu mesmo.

Embora esta história pareça deslocada do contexto o que eu quis foi apresentar como esse fator de SEO Off Page pode fazer com algo tão banal. Imagine o que ele poderia fazer com o seu site e negócio.

Outros fatores bastante importantes

A velocidade de carregamento do seu site é crucial para uma pontuação interessante de SEO. Muitas pessoas simplesmente ignoram este ponto e partem para a criação de sites com designs elaborados de forma muito complexa e pesada. Acredite, por mais que o seu computador possa carregar várias páginas rápidas isto pode estar ligado à sua velocidade alta de conexão que quase ninguém tem.

Se as pessoas começam a demorar muito para começar a visualizar sua página você realmente terá vários problemas em melhorar sua pontuação. Por isso é sempre recomendado formatos mais compactos e fáceis de carregar para fotos. Também é interessante que arquivos como fontes de letras personalizadas ou folhas de CSS e JavaScript estejam salvas em nuvem. Assim o site não pesa tanto e você ganha mais velocidade de carregamento.

Um ponto interessante aqui é notar que você terá melhores resultados se conseguir uma largura de banda maior para o seu site. O seu serviço de hospedagem normalmente vai oferecer para você pacotes maiores, porém isso só vai ser realmente necessário se o seu número de acesso subir drasticamente.

Wix realmente é bom para SEO? Isto também vai ser analisado à luz de outro critério do Google e motores de busca em geral que se chama responsividade. Quem é dos anos 80 ou 90 lembra que as telas de computador tinham um padrão bastante comum de tamanho, era realmente difícil encontrar grandes variações. Mas hoje você possui vários modelos de monitores, além de ter que contar com acessos através de celulares, tablets, SmartTVs que vão ter outras centenas de tamanhos.

Ter um site que responda com um design adequado para mobile e qualquer outra plataforma é ter um site responsivo. Então aqui fica mais um ponto que precisa ser analisado.

Conclusão (Wix é bom para SEO?)

Vamos lá, após ter visto bastante sobre tudo o que será considerado para o SEO, vamos ver ser realmente o Wix será bom para se ranquear nas primeiras posições. Primeiramente vamos falar sobre o mais fácil, que são os fatores de SEO Off Page. Estes fatores só são feitos em domínios diferentes do seu, ou seja, não interessa nem um pouco qual construtor seu site está utilizando. A dificuldade de se arrumar backlinks usando WordPress e Wix é a mesma.

Nos fatores de SEO On Page o dilema se repete praticamente do mesmo jeito. Embora o WordPress tenha talvez mais plugins à disposição e templates responsivos para comprar, o Wix vai trazer uma várias ferramentas nos seus construtores. Permitindo que você dê a cara que quiser ao seu site, não importa onde ele esteja rodando.

Vale realmente a pena apostar em uma ferramenta completa, embora não seja a única. Se você quer realmente saber como colocar sua página nas primeiras posições do Google, então vou recomendar acessar este artigo aqui, você aprenderá várias dicas e técnicas excelentes.

Perguntas Frequentes

O que é wix?

Wix é uma plataforma de criação de sites feita exclusivamente para pessoas que não querem pagar caro em um site e ao mesmo tempo ter um site elegante e funcional.

Wix ou WordPress qual o melhor?

Wix é bom parasites simples que não requer muitas funções, já o WordPress é mais robusto e melhor em questão de SEO.

O que é favicon Wix?

Favicon no Wix significa o ícone do seu site que aparecerá na aba do navegador.

O que é largura de banda Wix?

Largura de banda no Wix quer dizer o número de pessoas que poderão acessar o seu site simultaneamente.

Wix aparece no Google?

Sim, sites Wix aparecem no Google normalmente como qualquer outro, porém para posicionar na primeira página requer aplicação de técnicas de SEO.

Wix é gratuito?

Sim, existem planos gratuitos e pagos no Wix.

Wix é responsivo?

Sim, sites feitos em Wix também são responsivos e compatíveis com dispositivos móveis.

No mais é isso, espero ter expandido um pouco mais seus horizontes, quaisquer dúvidas eu estou à disposição, ok? Deixe um comentário que irei responder com prazer, abraço!

Compartilhe este Post:

Deixe um comentário