Tráfego Pago ou Orgânico? A Verdade Revelada

Tráfego Pago ou Orgânico? A Verdade Revelada

Qual melhor fonte de tráfego da internet, tráfego pago ou tráfego orgânico? Essa é uma pergunta que ouço frequentemente e por isso criei este artigo para acabar com essa dúvida de uma vez por todas.

Você verá o que significa tráfego, e como funciona o orgânico e o pago. Vamos fazer uma comparação para sabermos qual é melhor, porém já ressalto que existem algumas particularidades em cada categoria, então vai depender do seu objetivo e tipo do seu negócio.

Mas uma coisa é certa, o tráfego é a principal fator que irá fazer você ter resultados de sucesso na internet ou em qualquer lugar, pois ele é o que sustenta qualquer negócio no mundo.

Vamos ao conteúdo!

O que é tráfego?

Antes de fazermos essa comparação, é importante você saber o que significa tráfego, pois esse é um fator primordial para aumentar as vendas do seu site e do seu negócio em geral.

Primeiramente o nome correto é Tráfego, não é trafico (que significa outra coisa) nem tráfego de veículos, estamos falando de tráfego na internet.

Tráfego é as pessoas que visitam o seu site, seu instagram,  seu facebook, sua loja ou qualquer outro local que você queira. Resumindo é a presença de pessoas em seu negócio.

No caso da internet, vamos falar do tráfego digital, que são as pessoas quem entram em seus perfis em redes sociais, sua loja online ou web site.

Porém no tráfego digital existem vários tipos de tráfego, o tráfego pago e o tráfego orgânico, de referência, direto, entre outros… Vou falar sobre dois ao longo deste artigo e fazer a comparação dos dois.

O que é tráfego pago?

Que existem muitas pessoas na internet você já sabe, são milhões de páginas, sites, e-commerces etc…

E também são milhões de pessoas navegando todos os dias, para você ter uma ideia só no Google são feitos mais de 100 bilhões de buscas todo mês, sim é isso mesmo BI-lhões.

Então sabendo que são milhares de pessoas, todos os dias em tudo quanto é lugar na internet navegando, você tem a opção de anunciar para essas pessoas.

É aí que entra o tráfego pago, existem várias plataforma onde você pode anunciar na internet, as principais são o Google ads (Antigo Google Adwords) e o Facebook ads.

Como o próprio no já diz, o tráfego pago é quando você paga para aparecer para determinado nicho, ou público específico.

Além o Face ads e Google ads existem outras plataformas para geração de tráfego, porém uma coisa que todas em em comum é a segmentação de público.

Com um público segmentado, você consegue economizar e não correr o risco de anunciar para pessoas que não tem nada a ver com o seu negócio ou produto que está oferecendo.

Principais fontes de tráfego pago:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • Linkedin Ads
  • Youtube Ads

O tráfego pago é uma ótima forma para gerar tráfego em massa e rápido, pois dependendo do investimento você consegue aparecer para milhares de pessoas em apenas algumas horas.

Porém isso é algo que demanda bastante conhecimento, prática e muitos testes. Para quem não é muito familiarizado pode correr o risco de perder um bom dinheiro com esta forma de tráfego.

Agora que você já sabe o que é tráfego pago, vou te explicar abaixo o que significa tráfego orgânico.

O que é tráfego orgânico?

Esse é um nome bem estranho para quem não está familiarizado, mas tráfego orgânico é chamado assim pois é quando você recebe visitantes online sem ter que pagar para isso, acontece de forma orgânica, ou seja, natural.

É um tráfego onde você literalmente não precisa investir para ter, pois ele acontece de forma automática. Existem várias fontes para receber este tipo de tráfego, vou citar as principais.

Principais fontes de tráfego orgânico:

  • Google
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

As 5 plataformas acima são as melhores fontes de tráfego orgânico atualmente, por exemplo as principais fontes que uso são o Google, Youtube e Instagram.

Eu recebo tráfego orgânico do Google aplicando técnicas de SEO em meus sites e posiciono eles na primeira página do Google sem ter que investir em anúncios patrocinados para isso.

No Youtube eu crio vídeos otimizados com conteúdo de valor, que automaticamente o próprio algoritmo se encarrega de recomendar os meus vídeos para outras pessoas, é uma ótima forma também de captar leads para o seu negócio.

No Instagram o tráfego orgânico acontece através as postagens de conteúdos e aulas de SEO que acabam sendo visualizadas e muitas pessoas entram em contato comigo ou entram no meu perfil e acessam meu link da biografia com acessoa ao meu blog, site e mais conteúdos.

Tráfego Pago vs Tráfego Orgânico

Com certeza você é uma daquelas pessoas que está buscando sempre melhorar o destaque do seu negócio online. E se você já fez o mínimo deve ter ficado bem confuso com relação a resultados pagos e orgânicos.

Eu mesmo já fiquei bem perdido com a quantidade de termos que o marketing digital tem, por isso estou aqui para te esclarecer algumas coisas.

Primeiramente queria dizer que os resultados orgânicos são realmente tão importantes quanto todo mundo fala. Quando você tem resultados orgânicos isso mostra que seu conteúdo é bom e seu produto é o que as pessoas precisam.

É normal que no início você precise realmente dos resultados pagos, mas isso se torna um problema inviável no longo prazo. Se você não consegue criar resultados orgânicos é provavelmente porque está indo no caminho errado.

A ideia que eu quero passar para você, é que os dois tipos de investimentos têm que andar juntos, pelo menos no início. Muita gente, e acredito que você também, se preocupa em entregar o melhor conteúdo possível. E não há nada melhor do que isso para gerar um tráfego orgânico legal.

Mas infelizmente é normal que essas mesmas pessoas, e talvez você também, tenha gasto todas as suas energias ali e o SEO Marketing fica esquecido.

Não adianta também entregar um conteúdo tão incrível se as pessoas não vão saber que ele existe…

A solução que muitos encontram é impulsionar o conteúdo de modo pago. Aí vale de tudo, redes sociais, Adwords e etc… Porém o SEO continua sem um bom trabalho.

Vamos meditar um pouco:
O tráfego pago é literalmente pago. Não vem de graça. Isso realmente é interessante no curto prazo para quem acabou de começar o seu negócio. Pense nele como uma espécie de outbound marketing.

Você vai até as pessoas para que elas saibam que você existe. E acredite, tem muita gente em tudo quanto é canto para achar as soluções que você oferece, mas não tem ideia da sua existência. Este é um problema crasso da maioria dos meus clientes.

Eles investem só no impulsionamento pago e o resultado é que no longo prazo ninguém fica sabendo da sua existência.

A Coca por exemplo, não precisa investir em impulsionamentos pagos porque é um produto tão consolidado no mercado que os resultados orgânicos são mais do que suficientes. Eles têm dinheiro para investir? Têm, com certeza.

Mas não precisam.

Conclusão

Os resultados orgânicos realmente sustentam toda a empresa. Tenha em mente uma coisa (mas é para decorar mesmo!): No longo prazo seu negócio só vai se sustentar se tiver resultados orgânicos, e como você consegue isto? Com SEO, ponto.

Não tem como você crescer se tiver que pagar R$100,00 todo dia para lucrar R$10,00…

O melhor jeito de se posicionar organicamente no mercado é através do SEO.

Alguns conseguem destaque com uma rede sólida de seguidores, seja pelo Facebook ou Instagram. Até mesmo o twitter que está um pouco jogado de lado, mas o Google é a maior fonte de tráfego do mundo.

Realmente o SEO ganha destaque neste tipo de tarefa. Com ele é possível captar dezenas de milhares de acessos em um só dia. Como seria possível fazer isso com tráfego pago?

No longo prazo o SEO vai te tornar o primeiro da sua concorrência. Claro que gerar resultados orgânicos não é algo fácil. Mas estou aqui para te ajudar nesta tarefa.

Para ter o serviço de marketing pago e Seo conheça a Agência de marketing digital Planejador Web, criada em 2011, com mais de 800 clientes atendidos e mais de 400 sites desenvolvidos para empresas, o Planejador Web vem ganhando força atendendo clientes de todos estados do Brasil.

Sempre que puder, irei fornecer dicas e tirar dúvidas como estas, as vezes também alguns “macetes” para facilitar sua vida.

Compartilhe este Post:

2 comentários em “Tráfego Pago ou Orgânico? A Verdade Revelada”

Deixe um comentário