Título Para SEO: Crie Títulos Incríveis com Estas Técnicas

Título Para SEO: Crie Títulos Incríveis com Estas Técnicas

Muita gente se desespera ao tentar criar um texto com SEO perfeito. Eles calibram a densidade da palavra-chave, melhoram a qualidade da imagem, fazem tudo o que podem. Mas muitas vezes esquecem de colocar um bom título para SEO.

E eu vou além! Infelizmente muitas pessoas até mesmo otimizam o Título, entretanto ele não é nada atraente. Então como você poderia escrever um artigo que teria um título otimizado SEO e ainda assim atrativo?

Este é o tema deste artigo, espero poder te ajudar. Vou explicar para você o que é um title tag e para que serve. Preste bastante atenção e qualquer dúvida deixe suas dúvidas nos comentários, beleza?

Como criar um Título para SEO otimizado?

Primeiramente é preciso dizer que um bom título para seo deve descrever o seu texto. Parece um pouco óbvio, não é? Mas o Google realmente leva isso a sério. Quando você cria um texto com um ar de Clickbait pode ter certeza que uma hora você vai ser penalizado perdendo posições (ou nem posicionando).

Os algoritmos de busca percebem se você está utilizando uma palavra-chave só para rankear ou produzir bom conteúdo. O título é quem vai informar grande parte deste problema.

Muito dos conteúdos da internet vão ter uma complexidade de informação bem robusta. Assim é bem possível que você seja deixado de lado.

Composição de um bom Título para SEO (tag title)

Título Para SEO: Crie Títulos Incríveis com Estas Técnicas 1

Então, agora que você já sabe que precisa ter um conteúdo que seja correspondente ao título, vamos para algumas dicas bastante importantes para te ajudar.

Insira Números

Primeiramente lembre-se que o Google prioriza textos que são informativos. Textos em lista são feitos exatamente com este propósito. Sendo assim, sempre há um bônus no score quando se encontra um número.

Há dois tipos de atitude, você pode começar com o número e depois uma palavra-chave, este estilo é mais persuasivo. Outro jeito é colocar a palavra-chave primeiro e depois de um separador colocar o número e descrição.

Como por exemplo: “5 receitas low carb” ou “Receitas Low Carb – 5 melhores”.

Posição da palavra-chave

A posição da palavra-chave também altera a qualidade do SEO do título. Deste jeito há dois lugares recomendados para se incluir: no início ou no final.

Colocar a palavra-chave no início é realmente mais eficaz para o seu SEO, mas lembre-se que você também precisa atrair as pessoas para clicarem.

Lembre-se que o Google penaliza conteúdos que parecem mecânicos e sem sentido. Escrever um título qualquer só para otimizar o SEO pode te penalizar, e muito.

Quantidade de caracteres

O tamanho do seu título também importa, isso porque o Google prepara o que chamamos de Snippet, que é um tipo de resumo da página. Aplicativos como o Rank Math vão te ajudar na criação desse Snippet.

Se o seu título for maior que o tamanho permitido vai precisar ser cortado, e então será penalizado. Mas se ele for pequeno demais, pode mostrar uma ideia muito ampla. Sendo assim, seu título para SEO deve ter um tamanho exato.

A faixa mais recomendada é entre 55 e 60 caracteres. Entretanto se possível é bom atingir sempre o número de 60 caracteres, nunca mais.

Tamanho ideal do title tag

Você não sabe o que é title tag? Um title tag é exatamente o “Título para SEO” que estamos falando o texto inteiro, é a mesma coisa só que em inglês. Então é só seguir as instruções do tópico anterior e o próximo que você vai estar em boas mãos.

Não consigo deixar título do SEO verde

Este é um problema muito comum para a maioria das pessoas que envolve diretamente o número de caracteres. Para resolver é relativamente simples.

Se faltam caracteres você pode colocar o nome da página ou então complementos. Tente escrever coisas como [Saiba Mais] ou [Clique Aqui], adjetivos também são bem-vindos.

Agora, se o seu problema é excesso de caracteres a ideia é cortar pronomes se possível e artigos (Como por exemplo o, a, os, as). Tente resumir mais a ideia e não se preocupe em exagero com a copy.

Afinal de contas se o seu título não aparece inteiro ele não vai persuadir.

Head Tail ou Long Tail no Título?

Esta também é uma pergunta excelente. Um Título para SEO deve principalmente utilizar a palavra-chave principal. Mas essa palavra-chave principal deveria ser Long Tail.

É ligeiramente difícil encaixar uma Long Tail até porque muitas vezes ela não faz sentido, como por exemplo “Comprar bananas mercado livre”. Tem algo faltando ali, então raramente vai ser melhor colocar a Head Tail.

Como criar um Título persuasivo?

Título Para SEO: Crie Títulos Incríveis com Estas Técnicas 2

Muitos artifícios podem ajudar você a ganhar vários cliques independentemente da sua posição no Google. Claro que se você estiver na primeira página os resultados são melhores.

Mas já parou para pensar que o Google pode não te manter lá se você não estiver sendo clicado? Muito provavelmente o Google vai preferir o Snippet mais acesso, assim você pode ficar para trás.

Ter um título persuasivo é quase tão importante quanto um título otimizado para SEO. Mas infelizmente muitas pessoas ignoram esta parte, ele é um tipo de Copy persuasiva no título.

Primeiramente comece com um um elemento de atenção. Você pode colocar por exemplo um aviso muito importante para capturar o leitor. Digamos que você queira analisar um curso do “Instituto Nacional Brasileiro”.

Você poderia colocar algo assim:

“Instituto Nacional Brasileiro? Não caia no mesmo erro que eu!”. Mesmo que você escreva de uma maneira positiva ao curso nada diz que o erro foi ter se matriculado. Ao longo do texto você pode dizer que o erro foi não ter se matriculado antes.

Um título assim chama muito mais atenção do que elogios rasgados ou uma simples “Análise Completa”. “A verdade não revelada” ou “O que ninguém te conta!” são bons exemplos de como se chamar atenção.

Criar listas também é um bom título para um SEO persuasivo. E isso casa perfeitamente com o fato de que o título vai conter um número.

Normalmente as listas são persuasivas porque mostram que o texto tem um início e fim. Você não vai ver uma solução ou sugestão, mas um conjunto de várias ao mesmo tempo.

Ainda mais quando falamos de uma nação como a nossa que tem muita preguiça de ler. O conteúdo parece muito mais fácil de assimilar do que um artigo normal.

Conclusão sobre Título para SEO

Um bom título para SEO não é brincadeira. Claro que nas primeiras vezes você vai se deparar com uma tarefa bastante complicada, mas com o tempo vai melhorando.

O fato é que esta parte não pode ser ignorada! Quando você trabalha o tamanho de caracteres do tag title, quando você cria um bom snippet e ainda o deixa persuasivo, tudo fica muito melhor de rankear.

Então tenha em mente que o título pode ser melhorado antes, durante e até depois da publicação do seu texto. Faça alterações até conseguir ter um bom resultado.

Só com trabalho duro é possível alcançar um bom SEO, isso é uma regra geral. Você ainda assim pode precisar de apoio com técnicas SEO Off Page como um PBN por exemplo.

Lembrando que não adianta estar na primeira posição se você não recebe os cliques. Se o segundo lugar estiver capturando 90% dos acessos, do que adianta todo o esforço?

Aproveite agora também para aprender como rankear no Google. Este artigo está com dicas ótimas para você alcançar o primeiro lugar.

Compartilhe este Post:

Deixe um comentário