Sitemap: O que é e Como Melhorar Sua Indexação com Isto

Sitemap: O que é e Como Melhorar Sua Indexação com Isto

O que é Sitemap? Quem está iniciando no mundo do SEO normalmente se depara com um problema de vários termos que ninguém conhece. Nada mais comum, afinal de contas estamos falando de uma tecnologia que se expande todos os dias.

Mas não precisa se desesperar, hoje estou aqui para trazer para você tudo o que você precisa saber sobre o que é Sitemap. Seja sobre o termo Sitemap XML ou qualquer outro detalhe, hoje você vai receber toda a instrução que precisa sobre este tema fundamental.

O que é Sitemap?

Primeiramente é importante compreender que estamos falando aqui de um mapa do seu site. Assim como uma própria tradução mostra, este tipo de arquivo serve para ajudar na implementação de uma varredura mais eficaz e rápida do seu site pelos mecanismos de buscas.

Deixe me tentar explicar… Quando você coloca um site no ar o Google terá a responsabilidade de analisá-lo e dar um “score” de SEO. Deste modo ele será colocado no lugar que a ferramenta julgar adequado.

Este trabalho é feito por “robôs” que irão varrer todo os códigos e marcações do seu domínio em busca de uma boa definição. Mas isto vai exigir tempo e velocidade de processamento. Sendo assim o Sitemap ajuda o Google a entender melhor o seu site antes de começar o processo de varredura.

Com um bom sitemap é possível que as informações sejam entregues de maneira mais amigável, o que gera uma pontuação “bônus” digamos assim.

Como criar um sitemap?

Basicamente existem várias formas de você criar um sitemap. Se você usa WordPress isso fica mais fácil ainda devido a plugins que fazem isto para você automaticamente.

Também existem geradores de sitemap “sitemap generator” na internet, como este aqui, por exemplo.

Você provavelmente não precisará ser nenhum profissional de seo, nem mexer com códigos ou coisas do tipo, mas não se preocupe, continue lendo este artigo que mais abaixo eu cito algumas ferramentas que irão fazer isso automaticamente para você.

Sitemap HTML

Um sitemap html é algo mais voltado para o usuário, para a pessoa que está visitando seu site. Ele auxilia o usuário a encontrar algo específico, e é indicado principalmente se seu site ou loja online contém muito conteúdo.

Hoje em dia nem é tão usado, pois é muito mais fácil colocar um campo de busca para a pessoa pesquisar algo. Mas de qualquer forma você já está ciente do que é e para que serve.

Sitemap XML

O sitemap.xml já é voltado totalmente para o robô de busca do Google. Não é algo que influencia na navegação de seus visitantes, porém influencia bastante na indexação de seu site e a forma com que os mecanismos de busca enxergam a organização do seu site.

Você também pode facilitar e melhorar mais ainda a sua indexação com os buscadores se colocar sempre as categorias corretas em seus conteúdos e trabalhar a linkagem interna.

Assim você ajuda o robô a entender melhor qual estrutura correta e por onde ele deve seguir no seu site.

Formatos padrão

Você pode criar o arquivo no formato “.txt” ou “.xml”, entretanto como eu disse ali atrás o formato XML é bem mais completo. Isto porque ele vai poder entregar mais informações importantes sobre partes cruciais da sua página.

Hoje também se utiliza muito o formato Atom-RSS, que normalmente é empregado na construção de feed de notícias ou então blogs. Isto porque através de um sistema com novos conteúdos praticamente todos os dias haverá uma nova página para ser exibida.

Assim a tarefa de criar uma alteração no Sitemap toda hora fica simplesmente inviável. Ainda mais no caso de empreendedores digitais que administram às vezes 5 a 10 blogs ao mesmo tempo.

Sites do Google (Google Sites) terão sua indexação criadas automaticamente, mas vão precisar ser enviadas para poder criar um relatório.

Ferramentas interessantes

Admito que para este processo de criação seria desejável algum conhecimento de técnicas como marcação HTML ou XML e programação Web básicos para se entender o que está acontecendo. Entretanto essa não é a sua praia você sempre pode contar com a ajuda de programas, até mesmo gratuitos.

Como por exemplo o Yoast SEO e o Better WP para WordPress. Quanto mais otimizada a ferramenta, melhor. Então não poderia deixar de recomendar também para você o Gsitecrawler.

Esta ferramenta não só cria o seu Sitemap, mas se comporta como um dos próprios robôs do Google. Assim você recebe junto uma análise do seu site. Você ganha em dobro para o seu SEO.

Outra ferramenta muito famosa para criar sitemap no wordpress é o Google XML Sitemaps, que é um plugin simples, gratuito e eficaz.

Informações importantes para adicionar no Sitemap

Não é só os links que devem ser adicionados ao mapa do seu site, mas principalmente as informações de rich media. Como por exemplo as fotos, vídeos e as notícias. Cada um vai ter o seu sitemap separado, sendo assim fique bastante atento.

Como instalar seu sitemap

Primeiramente você precisa deixar o mapa do site salvo em seu servidor, o mesmo da sua página. Então é só acessar o site específico da Google que mexe com estes assuntos clicando neste link.

Você irá colocar o link para o seu mapa dentro do arquivo “robots.txt”. Isto irá facilitar ainda mais a velocidade do processo. Para saber como conseguir este link é bem fácil, basta verificar na sua hospedagem se o arquivo do seu mapa está na pasta principal ou em alguma secundária (normalmente é a principal mesmo).

Então insira o link da seguinte forma se este for o caso “http://nomedoseusite.com/nomedomapa.xml”. Se ele estiver inserido em alguma outra pasta, basta inserir ela depois da barra e mais uma barra e depois o nome. No caso ficaria assim “http://nomedoseusite.com/nomedapasta/nomedomapa.xml”.

Como enviar sitemap para o Google

Para enviar seu sitemap para o Google e indexar suas URLs, é tão simples quanto criar um.

Para você enviar seu sitemap, basta entrar no Google Search Console (Se seu site não está cadastrado aí, faça agora, pois é uma das principais ferramentas para quem tem site).

Como enviar o sitemap.xml para o Google:

  1. Quando você selecionar o seu site, logo no menu a sua esquerda irá ter a opção “Sitemaps“.
  2. Você clica nesta opção, e entrará em uma página que no topo estará escrito “Adicionar um novo sitemap“.
  3. Logo abaixo terá um campo de texto escrito “Insira o URL do Sitemap“.
  4. Você simplesmente terá que colocar o link do seu site gerado neste campo e clicar em “Enviar“.

Pronto! Seu sitemap.xml foi enviado o Google.

Obs: O formato do link do seu sitemap, deverá ser algo deste tipo: https://seopratico.com/sitemap_index.xml

Conclusão sobre o que é sitemap

Sitemap é um jeito excelente de se ganhar um destaque especial nas buscas do Google. Enquanto você não começa a utilizar este tipo de técnica amigável você sempre terá um início lento no que tange o assunto de SEO.

Quer receber dicas incríveis de SEO gratuitamente? Acesse a nossa página principal do Curso SEO Prático e se inscreva agora!

Quaisquer dúvidas estou a disposição aí nos comentários, forte abraço!

Compartilhe este Post:

Deixe um comentário