Como Fazer SEO em Imagens (Passo a Passo)

Muitas pessoas me perguntam como fazer SEO em imagens, e realmente não é tão difícil quanto parece, pelo contrário, é muito simples e prático. Você prenderá a otimizar suas imagens para os mecanismos de busca neste artigo.

SEO Para Imagens: Porque é Importante?

É muito importante você ter as imagens otimizadas de seu site, para que o robô do Google, consiga fazer a “leitura” de sua imagem. Pois ele não consegue decifrar imagens, para isso você tem que mostrar para ela através de textos.

Outro motivo é que com sua imagem otimizada, outras pessoas podem achar seu site através do Google Imagens, assim é mais forma de tráfego para seu site.

Como Fazer SEO nas Imagens do seu Site?

Veja abaixo todos os passos necessários para otimizar perfeitamente todas as imagens do seu site, e melhorar muito seu SEO.

1. Título do Arquivo

O título do arquivo, nada mais é do que o nome do seu arquivo de imagem.

Para você otimizar esta parte, basta usar uma descrição clara do que é sua imagem ou usar sua palavra-chave foco, dessa forma a imagem quando for upada para seu site, ficará como o exemplo abaixo:

nomedoseusite.com/imagens/nome-da-imagem.jpg

2. Título da Imagem

Bom, parece um pouco confuso né? Acabei de falar sobre título de arquivo agora estou falando sobre título de imagem, que bulhufas é isso?

O título da imagem que me refiro agora, é quando você passa o mouse por cima de uma imagem, ela mostra um título. Isso ajuda a descrever ao Google sobre o que é sua imagem, assim ele contextualizará melhor seu artigo e ganhará mais “pontos” no seu SEO.

Para você fazer isso basta adicionar isso ao código de sua imagem:

title=”Título da sua imagem

Veja na imagem abaixo como fica:

Como Fazer SEO em Imagens (Passo a Passo) 1

Se você usa WordPress pode ficar ainda mais fácil, existem plugins que fazem isto automaticamente para você como este plugin otimizador de imagens.

Mas eu particularmente recomendo você instalar o plugin Rank Math para otimizar seu site como um todo, inclusive suas imagens.

3. Uso da Tag “alt”

O uso da Tag Alt serve para o robô entender o que realmente é aquela imagem, e o que ela significa. Assim ele consegue concluir a análise e colocar em contexto com sua página.
Para inserir a tag alt, basta instalar algum dos plugins que citei acima, ou fazer você mesmo, veja o que você deve adicionar:

alt=”Titulo ou descrição de sua imagem

Veja na imagem abaixo como fica no código um exemplo:Como Fazer SEO em Imagens (Passo a Passo) 2

Quando você faz o upload de sua imagem, você pode adicionar essas informações pelo próprio painel também. Após colocar sua imagem dentro do artigo, clique nela e depois no botão “editar”:

Como Fazer SEO em Imagens (Passo a Passo) 3

Após isso, irá abrir uma janela, e você deverá preencher as opções indicadas “Coloque seu título aqui“:

Como Fazer SEO em Imagens (Passo a Passo) 4

Depois é só clicar em Atualizar e pronto!

4. Peso das Imagens

O peso da sua imagem irá interferir diretamente no carregamento de sua página, portanto opte sempre por compactar suas imagens antes de fazer o upload para seu site.

Veja aqui o site para compactar imagens

Conclusão

Em todas as páginas de seu site, sempre faça SEO nas imagens para que você se diferencie da concorrência e tenha um ponto a mais para chegar as primeira colocações no Google.

Deixe um comentário