SEMRush: O que é e Como Usar Gratuitamente

SEMRush: O que é e Como Usar Gratuitamente

SEMRush, o que é isso? Se você começou a estudar um pouco sobre Marketing Digital, com certeza já se deparou com este termo bastante comum, não é? Então, o SEMRush é uma ferramenta de seo, de análise e Marketing Digital que permite traçar planos e estratégias eficazes.

Hoje resolvi falar um pouco mais sobre esta ferramenta incrível, dando um leve panorama de tudo o que você pode ganhar utilizando da maneira correta. Assim você já saberá o que é SEMRush e tira de vez as suas dúvidas para saber se vale a pena ou não pagar os planos da ferramenta.

Com tantas ferramentas semelhantes disponíveis no mercado (algumas até mesmo de graça), e por que deveríamos investir em algo pago. Essa e outras dúvidas serão resolvidas aqui e agora. Vamos lá?

O que é SEMRush?

SEMRush: O que é e Como Usar Gratuitamente 1

Primeiramente é importante dizer que a ferramenta possui o mesmo nome da empresa. Então não confunda uma com a outra. Afinal de contas existem outras soluções digitais interessantes que você pode encontrar desenvolvidas por ela.

Mas vamos voltar ao assunto da ferramenta principal. A SEMRush ajuda você a traçar uma busca de palavras-chave que vão permitir um ranqueamento mais fácil e eficaz. Junto disto ela ajuda a montar a sua estratégia de SEO de modo que você consiga rapidamente atrair tráfego orgânico.

Junto dos resultados é possível obter também uma lista de palavras no contexto semântico, o que faz uma grande diferença para seus resultados.

Você tem nas mãos tudo o que precisa para fazer seu site atingir os melhores resultados orgânicos possíveis.

Mas é importante dizer que a SEMRush não quer dizer algo desprovido de “rush” e sim a sigla SEM (Search Engine Marketing). Esta é uma estratégia que vai bem além do SEO tradicional, pois não trabalha só no SEO On Page e SEO Off Page.

Ela vai além e alcança por exemplo mídias sociais e outros fatores para garantir que você esteja no topo sempre. Afinal de contas o Marketing Digital não é só atingir o topo, mas se manter lá por o maior tempo possível.

SEMRush Brasil

Esta ferramenta funciona em praticamente todos os países, e suporta diversos idiomas. O SEMRush funciona no brasil, como também tem até um canal do SEMRush Brasil no Youtube.

No canal eles ensinam a usar esta ferramenta para várias funções diferentes, como por exemplo:

  • Pesquisa de palavras-chave
  • Análise de concorrência
  • Análise de tráfego de anúncios (Google Ads)
  • Auditoria de seo
  • Análise de palavras semânticas
  • Growth hacking

e muito mais! Vale a pena conferir.

Para que serve?

O SEMRush serve para lhe auxiliar em qualquer coisa relacionada a marketing online, ou seja, ela te dá dados sobre anúncios, palavras-chave, concorrência, conteúdos, link building e muitas outras coisas.

Esta ferramenta de marketing tem centenas de funções incríveis, então nos itens abaixo, irei mostrar para você algumas delas, que para mim são as principais.

Serviços de funcionalidades da SEMRush

Dei uma breve introdução ali atrás, mas seria interessante listar aqui tudo o que a ferramenta pode fazer para você. Então fique bastante atento e veja quais destas funções realmente fazem a diferença para seu site.

1 – Keyword Analytics (Análise de Palavras-Chave)

Aqui não tem muito mistério, mas diferente da maioria das ferramentas o SEMRush não simplesmente mostra os resultados de uma palavra-chave que você inseriu, ele mostra quais as melhores palavras-chave para você trabalhar. Assim é possível investir somente em textos que você tenha uma real chance de avançar.

Também é interessante notar que a maioria das pessoas não dá atenção, entretanto ter os seus textos bem ranqueados mesmo com poucas pesquisas, ajuda e muito no resultado de acessos finais. Se você possui 10 textos te rendendo 300 acessos mensais cada é um bom orgânico para quem está começando.

Junto desta entrega a SEMRush também analisa a sua concorrência e entrega métricas importantes. Tudo mastigadinho para que você assuma a primeira posição.

2 – Palavras-chave Relacionadas

Quem já está algum tempo lutando contra vários obstáculos para obter bons resultados de SEO entende que palavras-chave secundárias fazem muita diferença. Além disso é necessário encontrar “keyphrases” que estejam relacionadas ao conteúdo para se criar outros artigos na área.

A SEMRush traz este tipo de análise de uma forma bastante intuitiva, permitindo gerar sempre novos acessos para o seu site. Lembrando que este é um fato extremamente necessário para se construir uma lista de contatos interessante. Deste modo você consegue ganhar ainda mais leads em menos tempo.

3 – Análise total de domínio

Aqui você consegue analisar domínios tanto seus quanto da concorrência para entender as palavras-chave utilizadas e o número médio de acessos. É uma maneira bastante interessante de montar estratégias que irão confrontar de maneira mais forte a concorrência.

4 – PLA Search

Com este recurso é possível “espionar” o trabalho da sua concorrência. A principal vantagem aqui é conhecer seus conteúdos para que você consiga criar algo eficaz na área. Veja os anúncios e títulos utilizados e até mesmo o quanto eles estão gastando aproximadamente em suas campanhas.

Criar campanhas que sejam semelhantes a de grandes concorrentes normalmente significa bons resultados. Isto porque ele já possui vários meios de verificar os melhores meios, então você só entra de “carona”.

5 – Posição de ranqueamento

Parece um pouco de vaidade, mas esta é uma função bastante útil para quem possui um trabalho constante de ranqueamento. O rastreamento de posição proporcionado pela SEMRush te permite atingir resultados incríveis sabendo sempre em que lugar da busca você está.

Seja por país ou por região você vai conseguir verificar como está realmente indo seu SEO na prática. Assim é possível saber se alguma ação foi boa ou ruim ao mesmo tempo em que encontra meios alcançar o topo. Isto é particularmente importante para pessoas que já possuem páginas na primeira posição e não querem ter que fazer a busca toda hora para verificar.

SEMRush Vale a pena?

SEMRush: O que é e Como Usar Gratuitamente 2

 

Então, para te responder essa pergunta preciso de mais informações sobre o seu negócio. Infelizmente muitos que estão começando e possuem poucos recursos teriam melhores resultados utilizando este tipo de verba para impulsionamentos de postagem ou construção de PBN.

Quem está começando pode utilizar ferramentas gratuitas como o “AnswerThePublic” e “Ubersuggest” para ter quase o mesmo resultado. Várias funções disponibilizadas aqui vão se assemelhar ao que o SEMRush vai te trazer. Mas admito que sem dúvidas o SEMRush é muito mais organizado.

O fato é que ele já entrega as respostas de uma forma mais mastigada com maior velocidade e uma pesquisa bem mais completa. Infelizmente fazer tudo de maneira manual pode ser um pouco desgastante, sendo assim eu recomendo escolher o SEMRush a partir do momento em que você estiver tendo algum retorno ou se tiver bastante dinheiro para investir.

Os planos vão variar de 99 a 399 dólares, o que não é uma quantia nem de perto barata. Embora os resultados costumam compensar para muitos o resultado orgânico começa com o tráfego pago. Se você estourar suas verbas de propaganda e impulsionamento vai ser bem difícil atingir o que está buscando.

SEMRush Grátis

O SEMRush é uma ferramenta paga, como você já sabe, mas ele também tem uma versão gratuita, o semrush free, que pode (e vai) te ajudar muito a descobrir várias coisas sobre o seu site e de seus concorrentes.

A versão do SEMRush grátis contém:

  • 10 pesquisas por dia em análise de domínio e palavras-chave
  • 10 resultados por dia nos relatórios
  • 1 projeto
  • Auditoria de 100 páginas
  • Rastreamento de 10 palavras-chave
  • 1  lista no Keyword Magic
  • 1 relatório PDF

SEMRush Preço

Se você quer saber quanto custa o SEMRush, então veja abaixo todas os tipos de planos e valores para usar esta incrível ferramenta de seo e marketing.

Segue abaixo os valores do SEMRush nos planos mensais e anuais.

Plano mensal:

  • SEMRush Pro: $99,95
  • SEMRush Guru: $199,95
  • SEMRush Business: $399,95
  • SEMRush Enterprise: Entrar em contato com eles.

Plano Anual:

  • SEMRush Pro: $83,28
  • SEMRush Guru: $166,92
  • SEMRush Business: $333,28
  • SEMRush Enterprise: Entrar em contato com eles.

É importante frisar que estes valores podem mudar a qualquer momento, porém no exato dia em que estou escrevendo este artigo, esses são os preços do SEMRush.

Conclusão

Pois é, embora a ferramenta não faça milagres é interessante o que é SEMRush. Suas mais variadas funcionalidades permitem resultados incríveis para quem resolve estudar os melhores meios de implementação de estratégia de SEO no site.

Lembrando que o foco aqui está principalmente na otimização do SEO On Page. As palavras de relação com o tema e a escolha de palavras chave ideais ainda precisam ser reforçadas com backlinks e estratégias que entreguem autoridade ao Google.

E por hoje é isso, quaisquer dúvidas estou à disposição para responder aqui nos comentários, é só entrar em contato que assim que der eu respondo, ok?

Compartilhe este Post:

Deixe um comentário