Como Descobrir a Palavra-chave Perfeita para seu Artigo

Como Descobrir a Palavra-chave Perfeita para seu Artigo

Está pronto para mais uma dose de informação que vai revolucionar o seu conhecimento sobre SEO? Neste artigo vou mostrar para você como encontrar a palavra-chave perfeita para o seu site.

A escolha da palavra-chave é algo primordial para conseguir resultados relevantes para o seu site, pois dessa forma você consegue de forma simples atingir públicos específicos com dúvidas e pesquisas únicas.

A partir da escolha de uma palavra-chave, você consegue segmentar melhor e entregar o que realmente estas pessoas estão buscando, e consequentemente mais melhorar a experiência dela em seu site, ela poderá retornar, virar uma lead e por fim um cliente.

Percebeu a importância disso? Então não perca este artigo por nada, vamos lá!

O que são Palavras-chave?

Primeiramente caso não saiba o que é uma palavra-chave, é a principal forma de alguém encontrar o seu site ou seu negócio na internet, ela não necessariamente precisa ser uma única palavra, uma palavra-chave (keyword) pode ser composta por uma, duas, três ou mais palavras, pode ser uma frase por exemplo: “como encontrar palavras-chave para meu site“.

Este tipo de termos e outros, são muito usados principalmente por profissionais de marketing digital ou quem tem sites ou blog que querem ser descobertos em mecanismos de busca.

Importante você saber disso

Não tem como você receber mais acessos do que buscas sendo feitas, isso é realmente um fato. Ninguém vai conseguir muito sucesso usando palavras chaves com 5 ou 10 buscas mensais em média.

O que realmente dificulta as coisas é que os acessos contam bastante como os próprios pontos sobre SEO. Aí o que vai ficar mais difícil é que em palavras-chave com milhões de buscas por mês, a competitividade é bem mais alta.

Mas claro que há jeitos de se reverter esse processo.

Primeiramente é necessário analisar os concorrentes. Conhecer as estratégias utilizadas pelo seu rival é de suma importância para se escolher a melhor estratégia a ser tomada. Os pontos fracos do outro podem se tornar o seu ponto forte.

Conheça seu nicho:

Antes de escolher a melhor palavra-chave para utilizar no seu site, é importante ter bem claro em sua mente qual o tipo de negócio com o qual você trabalha. Assim no momento que se for escolher essa palavra-chave vai se tornar mais fácil selecionar a palavra ideal.

Existe uma ferramenta do Google, chamada Google Keyword Planner (vou falar mais sobre ela mais abaixo). Através dela é possível saber quais são as palavras-chaves mais usadas dentro do seu negócio. Pode-se ter ideias sobre novas palavras-chaves e até mesmo verificar se a sua palavra-chave vai te trazer o retorno esperado.

Quando for escolher uma palavra chave é necessário ser específico, mas ir ampliando também, pois as pessoas ao procurarem algo geralmente digitam palavras amplas. Logo, não se deve ser específico demais, para evitar poucos resultados, mas também não pode ser muito amplo, pois terá poucas buscas.

Reconheça seu posicionamento

O que eu quero dizer com “reconheça o seu posicionamento”? Simples, se o seu site ainda é novo, não tem muita autoridade, não tem páginas bem posicionadas no Google, provavelmente seu site ainda é “iniciante” em questão de autoridade na internet.

Então não vai adiantar você querer posicionar logo para palavras-chave muito difíceis, como por exemplo “emagrecimento”. Existem sites que estão a anos falando só sobre emagrecimento, então vai ser muito mais difícil você conseguir posicionar com um site novo para este tipo de palavra-chave.

É um investimento de energia e até financeiro que você provavelmente não terá retorno suficiente e poderá desanimar e até querer desistir, mas não se preocupe, vou te dizer a melhor forma de você conseguir escolher a melhor palavra-chave.

Qual melhor tipo de palavra-chave para meu site?

É nessa parte que a maioria das pessoas erra, pois começam errado e esse erro vai acarretando em vários outros. Se o seu site está no início a melhor palavra-chave para se iniciar é utilizando palavras-chave de cauda longa, pois o nível de concorrência é muito menor, e dessa forma seu site poderá se destacar facilmente.

Além de ter menor competitividade, quando seu site estiver bem posicionado em várias palavras-chave, automaticamente o Google irá ver ele como um site relevante e começará a ranquear para termos mais competitivos, por isso é bom começar sempre de “baixo” e não tentar o mais difícil de primeira.

Quais melhores ferramentas para encontrar palavras-chave?

Existem várias ferramentas seo que você pode usar para descobrir a palavra-chave perfeita para o seu site, vou citar abaixo as principais, que também são as que eu uso.

Tudo que posto aqui no blog, nada é feito por “achismo”, sempre testo tudo antes de entregar conteúdo para vocês aqui, então vamos lá!

Ubersuggest

Onde colocar LSI Keywords

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de SEO, que possibilita você fazer pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu nicho, basta escrever no campo de busca o que você quiser, e ela irá encontrar as melhores palavras-chave gratuitamente.

Keyword Planner (Planejador de palavras-chave)

Como Descobrir a Palavra-chave Perfeita para seu Artigo 1

No Google Keyword Planner que é usado principalmente no Google Ads, também pode ser usado para encontrar palavras-chave e volume de buscas da mesma em todo o Brasil e no Mundo.

Para acessar basta entrar em sua conta do Google e acessar a ferramenta, você terá as opções de verificar o volume de palavras-chave ou encontrar novas palavras-chave, então selecione para descobrir novas.

ahrefs

Como Descobrir a Palavra-chave Perfeita para seu Artigo 2

Essa é minha ferramenta favorita, na verdade é uma das melhores do mundo para este tipo de função.

No ahrefs você pode fazer pesquisas de keywords segmentadas por país, ele dará várias ideias de palavras-chave para você, e também mostrará dúvidas que as pessoas perguntam na internet, é uma ótima forma de você aproveitar e usa-las para atingir um público específico e resolver o problema deles.

O ahrefs tem uma opção gratuita de 7 dias, e para buscar a melhor palavra-chave para o seu site, depois de fazer o login basta clicar na opção “Keywords Explorer” e fazer a busca por sua palavra-chave.

Ah, outra dica! Lá também é possível segmentar essa busca de palavras para o Google e Youtube também.

SEMRush

Como Descobrir a Palavra-chave Perfeita para seu Artigo 3

E claro que nesta lista não poderia faltar o nosso querido SEMrush, que também é uma ótima forma de você descobrir palavras-chave para o seu site.

Ele também conta com uma versão gratuita, ela é limitada mas é bem útil, pode te ajudar bastante. Para acessar o semrush é só clicar neste link.

Para você buscar uma palavra-chave lá também é bem simples, basta digitar no campo de busca superior como mostra na imagem acima deste texto.

Outra dica! No SEMRush existe a função “Keyword Magic Toll” que você pode buscar não somente as palavras, mas também palavras chaves LSI, questões, palavras auxiliares e muito mais.

Encontrei a melhor palavra-chave, e agora?

Agora que você já encontrou a melhor, basta trabalhar seu conteúdo bom base nela aplicando otimizações onpage, inserindo nos títulos, meta-descrições, conteúdos, links internos e backlinks.

Quando começar a aplicar corretamente estas modificações, você estará no caminho certo para colocar seu site na primeira página do Google e aumentar os seus resultados financeiros também.

Conclusão

Agora você viu que não é tão difícil quanto parecia encontrar a melhor palavra-chave para seu site concorda? Para se ter um site ou blog de sucesso, você tem que fazer da forma correta, só assim a longo prazo poderá colher os frutos dos seus resultados.

Siga sempre as instruções do nosso blog, e qualquer dúvida que aparecer, pode deixar um comentário abaixo que será um prazer responder você, um forte abraço e até a próxima!

 

Compartilhe este Post:

2 comentários em “Como Descobrir a Palavra-chave Perfeita para seu Artigo”

  1. Muito bom, ainda estou no começo do meu site e vou mudar muita coisa, principalmente o layout. Suas dicas estão me ajudando muito a criar uma estratégia e ir observando os concorrentes.

Deixe um comentário