O que é Backlink? Descubra o Significado, sua Função no SEO e Como Criar de Forma Rápida e Fácil

Os backlinks são algo muito importantes para a autoridade e relevância de um site perante os mecanismos de busca, E no artigo abaixo iremos descrever tudo sobre backlinks, e ainda daremos um bônus para você.

O que são Backlinks

O QUE SÃO BACKLINKS?

Backlink, é uma estratégia de SEO também chamada de Inbound Links ou Link Building. Que consiste basicamente na ligação de um site para outro através de links (hyperlinks) dentro de uma página ou conteúdo.

PARA QUE SERVEM?

Backlinks, tem como principal função melhorar a experiência do usuário dentro de um site, através de links que ajudam o leitor a encontrar o que procura, seja dentro do próprio site (Links Internos) ou fora do site (Links Externos).

Mas ele também entra como uma estratégia de Link Building, pois um dos principais fatores de ranqueamento nos mecanismos de busca, são os próprios backlinks.

Pois através deles um site pode enviar autoridade ao outro, e assim, o que recebe o link, também recebe parte da autoridade daquela página que o linkou.

Consequentemente, a página que recebeu a autoridade ou link juice, será mais bem vista perante aos buscadores, como o Google por exemplo.

TIPOS DE BACKLINKS

Existem vários tipos de links e várias formas na qual você pode empregá-los. Mas vou destacar os 4 principais tipos de links que são usados em cerca de 90% das vezes.

Links Dofollow (dofollow links)

Links dofollow, são responsáveis por além de linkar para outro site ou página como padrão, destacam-se pois são eles quem permitem o envio de autoridade ou também conhecido como Link Juice, para outra página ou site externo.

Importante destacar que o algoritmo do Google evoluiu muito nos últimos anos e não é em qualquer lugar do site que é transmitido totalmente o link juice.

Por exemplo, links no rodapé e na barra lateral, são pouco importantes e não irão transmitir tanta autoridade quanto se fosse dentro do artigo ou conteúdo principal da página.

Links Nofollow (nofollow links)

Links Nofollow, tem praticamente a mesma função dos links dofollow, exceto o envio de autoridade para outro site ou página.

Quando são usados? Quando você quer linkar um site externo, ou alguma página que não queira transmitir o link juice, então você usar a tag “nofollow” no link, exemplo:

<a href=”https://www.linkquevocêquer.com/” rel=”nofollow”>Palavra/frase que irá aparecer para clicar</a>

Agora deve ter pintado uma dúvida né?

“Mas nos links dofollow, o que eu coloco no link?”

Nos links dofollow, não precisa colocar nada, basta deixar assim como no exemplo abaixo:

<a href=”https://www.linkquevocêquer.com/”>Palavra/frase que irá aparecer para clicar</a>

Links Internos (Internal Links)

Links internos, como o próprio nome já diz são links dentro de seu conteúdo, linkando para outras páginas de seu próprio site, e sim, páginas internas também transmitem autoridade para outras páginas de seu site.

Links Externos (External Links)

Links externos é todo link que é colocado para fora de seu site, também é conhecido como SEO Offpage (Fora da página).

Ele pode ser inserido com a tag “dofollow” caso queira enviar autoridade para o site linkado.

Ou pode ser usado com a tag  “nofollow” caso não queira enviar a autoridade para o site linkado.

COMPRAR BACKLINKS: É UMA BOA IDEIA?

Creio que você já possa ter pensado em comprar backlinks para seu site, porém isso pode ser muito perigoso e colocar todo um trabalho (até de anos) por água a baixo com com uma simples penalização do algoritmo.

Não estou dizendo que você não deve fazer isto, pois hoje em dia você tem 3 alternativas para criar links para seu site:

  1. Esperar sentado alguma alma bondosa resolver linkar para seu site.
  2. Criar seus próprios links, com um curso de seo você conseguirá facilmente.
  3. Adquirir backlinks com algum profissional de SEO ou loja específica.

Dentre as opções acima, eu prefiro a 2ª e 3ª opção.

Mas além de simplesmente criar ou adquirir seus links com alguém, você deve ter como principal foco comprar backlinks de qualidade, pois serão eles que realmente irão fazer seu site posicionar nas buscas de forma segura e consideravelmente rápida (dependendo da autoridade do link).

COMO CRIAR BACKLINKS PARA MEU SITE?

Existem várias estratégias para você trabalhar o link building de seu site:

  1. Guest Posts
  2. Links em Comentários
  3. Compra de Links
  4. Links em Redes Sociais
  5. Links Internos
  6. Troca de Links
  7. PBN (Private Blog Network)
  8. Blogs Web 2.0

Como você pode ver acima, eu citei várias formas de você conseguir links e aumentar a autoridade de seu site, dentre elas, você pode comprar ou criar backlinks gratuitos, e é isto que eu vou mostrar para você logo abaixo.

COMO OBTER BACKLINKS DE SITES DE AUTORIDADE?

Para conseguir links em sites de autoridade você tem as 8 opções que eu citei acima. Mas eu vou dar uma opção BÔNUS para você conseguir criar backlinks gratuitamente.

Eu preparei uma lista com TOP 5 SITES DE AUTORIDADE para você criar seus backlinks grátis.

Coloque seu e-mail abaixo para receber agora mesmo:


COMO ANALISAR BACKLINKS GRÁTIS

Você sabia que pode fazer uma auditoria de backlinks em seu site?

Existem várias ferramentas para analisar backlinks como por exemplo: Ahrefs, SEMRush ou Majestic, (O ahrefs é minha preferida).

Essas ferramentas de SEO que citei acima são pagas, mas existe uma ferramenta ótima e gratuita para analisar seu site e de seus concorrentes, que se chama Ubersuggest.

Na Ubersuggest, você pode verificar todo o SEO de seu site, e ela tem uma opção de verificador de backlinks (backlinks checker), onde você pode ver todos os backlinks que estão entrando em seu site, e também “espionar” os backlinks de seus concorrentes.

Clique aqui para acessar o Ubersuggest

Agora que você já sabe o que é backlink, para que ele serve, e as formas de consegui-lo, basta colocar mãos a obra e começar a alavancar seu site agora mesmo!

E não esqueça do mais importante, o SEO Onpage. Que é toda otimização interna de seu site (Títulos, conteúdo, imagens, etc…), pois é com base nisto que o Google irá verificar seu conteúdo e as palavras-chaves inseridas nele, para aí sim posicionar seu site nas primeiras páginas.

Espero que tenha ajudado, se gostou, faça um comentário logo abaixo 🙂

Deixe um comentário