LSI Keywords: O que é e como usar para Aumentar seu Ranking

LSI Keywords: O que é e como usar para Aumentar seu Ranking

LSI Keywords, se você está estudando alguma coisa sobre Marketing Digital com certeza acabou se esbarrando com esse tema (ou então está estudando errado). Mas é meio que desse jeito mesmo. Estamos sempre envoltos em um mar de termos complexos e novos. Toda semana alguma inovação aparece, então fique sempre atento para aprender tudo o que surge sobre o assunto.

O Inbound Marketing é algo que precisa ser muito bem trabalhado, assim é sempre bom aprender novas técnicas de SEO On Page. Então recomendo estudar um pouco mais sobre a atualização de 2013 do Google chamada de Hummingbird, ela trouxe à vida o conceito de LSI Keywords. Entretanto para evitar um bom gasto de tempo lendo documentos enormes, resolvi trazer para você um guia bem simples de tudo sobre o tema palavras-chave lsi. Vamos conferir?

O que são LSI Keywords?

Primeiramente vamos começar com essa abreviação aí, LSI significa Latent Semantic Indexing (ou Indexação de Semântica Latente). Basicamente isto significa que cada palavra-chave irá possui para o Google um índice de palavras-chaves que são relacionadas ao assunto. O objetivo principal era ajudar nas buscas, experimente por exemplo escrever uma palavra errada ou um termo incompleto, logo após a pesquisa irá aparecer aquela célebre frase: “Você quis dizer …?”

Pois é, através de vários sites e postagem que estão rodando a anos na internet o Google começou a entender como funciona basicamente um determinado assunto. Assim é possível encontrar tudo de uma maneira mais fácil. Afinal de contas quem pesquisa goiaba dificilmente está fazendo uma pesquisa relacionada ao tema de carros importados.

Mas existe uma outra aplicação que é o que realmente vai fazer a diferença para nós. Como o objetivo é entregar os melhores sites sobre um site para quem faz a busca, nada mais válido do que o Google verificar antes para saber se realmente um determinado site está relacionado a um tema. Vamos lá, se você vai falar sobre um determinado assunto é importante trazer tudo o que aquele conteúdo pode oferecer.

Se você só fala em seu texto sobre metade dos conceitos e pontos importantes sobre uma keyword, então vai ser bastante difícil atingir as primeiras colocações do Google.

Como a Latent Semantic Indexing (LSI Keywords) funciona?

Vou te dar um exemplo, pense na palavra-chave “Brasil”, o que você acha que poderia estar relacionado sobre o tema? Provavelmente o nome de seus estados e capitais, seu sistema político, moeda, população, cultura, etc… Se você tenta criar um site com esta palavra-chave, mas decide falar somente sobre os aspectos políticos, dificilmente vai conseguir bater a página da Wikipedia sobre o assunto, por exemplo.

Isto acontece porque enquanto você está falando de alguns aspectos isolados do Brasil, a página concorrente vai trazer quase tudo sobre o assunto. Agora, se você alterar sua “keyphrase” para “aspectos políticos do Brasil” muito provavelmente terá melhores resultados. E isto vai acontecer porque a LSI deste texto irá mudar para uma mais adequada ao seu conteúdo.

E é exatamente por isso que você deveria usar de preferência Long Tail Keywords (palavras-chave com vários termos) do que as Head Tail Keywords (palavras-chave com um só termo). Quanto mais específica for sua keyword, menos buscas terão, mas o conteúdo é bem mais fácil de escrever e se destacar.

Eu também criei um artigo completo para te mostrar como rankear no Google, que poderá usar em conjunto com esta técnica de LSI, clique aqui para ler o artigo.

Como utilizar Latent Semantic Indexing?

Como usar lsi keywords

Há alguns jeitos de você descobrir um pouco sobre essas palavras para deixar tudo muito mais atraente, mas já aviso que os que não são pagos costumam ser um pouco trabalhosos. Antes de sair inserindo elas no seu texto é preciso saber quais são, não é mesmo? Então vá até o Google e digite sua Keyphrase, os resultados que você verá como variação da sua busca já informam várias destas palavras.

Mas calma, muita calma nessa hora, ainda há jeitos de fazer buscas mais completas do assunto. Um bom jeito de fazer isso de forma ainda gratuita é utilizando o Ubersuggest. Como o Google se baseia nos sites com maior autoridade para fazer essa indexação de palavras você precisa então fazer uma busca com a sua palavra-chave.

Ao receber os resultados da análise vá até a sessão dos sites mais bem avaliados sobre o tema, não necessariamente eles serão os primeiros ranqueados. A partir daí dê uma boa passada de olho e verifique as estruturas de subtítulos, textos em negrito e itálico. Olhe também nos bullet points que são aquelas listas com “bolinhas”. Tudo aí que se repetir com frequência tem uma grande chance de ser parte da LSI.

Vai te tomar algum tempo, eu admito. Mas este tipo de estratégia também te permite ter uma ideia do conteúdo a ser escrito. Aproveite para trazer informações novas, junte temas que você encontrou em um texto e não em outro. Crie um material mais completo e quem sabe seu site não será aquele que dita as regras?

Há também a ferramenta LSIKeywords que você pode acessar por este link. entretanto ela não tem apoio para buscas na região do Brasil. Porém pode ser uma boa dica para quem cria conteúdos internacionais. E tapém se você quiser conhecer mais algumas ferramentas de SEO, clique aqui que tenho certeza que você vai gostar.

Ferramentas LSI pagas

Bom, a principal ferramenta que eu tenho conhecimento sobre o assunto é o SEMRush. Esta é realmente uma das ferramentas de apoio ao marketing digital mais completas que existem. Além de fazer toda uma relação de LSI e textos concorrentes nas melhores posições, ela também traz dicas de backlinks e uma relação das melhores palavras para você ter chances de ranquear em primeiro lugar.

Também existe o LSIGraph que também é uma ferramenta de palavras-chave gratuita até um certo ponto (eu uso bastante e recomendo), ela funciona como um gerador de palavras-chave que você pode visualizar várias palavras semânticas relacionadas ao seu tema principal.

O investimento vale a pena, mas recomendo para quem já tem vários sites ou agências de conteúdo. Se você está criando o seu primeiro negócio online ou então criando um site de divulgação dos seus serviços, o melhor mesmo é investir este valor em uma PBN de qualidade.

Onde inserir LSI Keywords?

Onde colocar LSI Keywords

Bom, não existe necessariamente uma fórmula mágica aqui, entretanto é interessante colocá-las em locais de destaque. Um bom lugar por exemplo é no snippet do Google, porém há opções interessantes durante o texto como nos subtítulos e listas. O primeiro e o último parágrafo também costumam receber bastante destaque.

Mas o que vai importar mesmo é que você tenha elas adicionadas em algum canto do seu texto. Lembrando que não estamos falando aqui tanto de quantidade, e sim de qualidade.

Sair simplesmente inserindo termos nas suas buscas para obter resultados melhores pode não ser a melhor ideia do mundo. Afinal de contas o Google já aprendeu a eliminar este tipo de conteúdo das buscas.

Conclusão

Espero ter dado para vocês algumas instruções interessantes. Lembrando que a readability do Google jamais pode ser desprezada por conta de qualquer outra estratégia. O mecanismo de busca vai evitar entregar algo que não parece resolver seu problema.

E como eu sempre digo, não adianta você investir em todas as técnicas de SEO On Page do mundo se você não trabalhar também o SEO Off Page. Tudo está dentro de um pacote muito bem definido de ações que vão te levar para o primeiro lugar das buscas.

Ficou alguma dúvida ainda? Então deixe aqui nos comentários que assim que der eu entro em contato para tentar esclarecer, ok? Lembrando que estou aqui para te ajudar a atingir os melhores resultados, então esteja sempre ligado nos meus novos conteúdos.

Se você quiser aprender mais sobre SEO e como posicionar qualquer página no topo do Google, então convido você a conhecer o curso SEO Prático, nele eu abordo tudo o que você precisa saber para posicionar seu site e aumentar as suas visitas de forma simples que pode ser aplicada por qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico.

Um grande abraço e muito sucesso para você!

Perguntas Frequentes

O que são lsi?

LSI (Latent Semantic Indexing) são palavras-chave que estão semanticamente relacionadas a sua palavra-chave principal. No link acima você aprenderá como fazer de forma simples.

LSI Keywords?

São palavras-chave dentro do mesmo campo semântico que sua palavra-chave principal, em nosso artigo acima ensinamos como usar corretamente.

LSI Graph?

No artigo falamos como funciona a ferramenta LSI Graph e outras formas incríveis de usar também.

LSI SEO?

As palavras-chave LSI são utilizadas no SEO para ajudar os mecanismos de busca a entender melhor do que se trata o seu assunto e classificar melhor sua página.

Compartilhe este Post:

Deixe um comentário