As 7 Melhores Ferramentas SEO do Mundo (Gratuitas e Pagas)

As 7 Melhores Ferramentas SEO do Mundo (Gratuitas e Pagas)

Ferramentas SEO, provavelmente quem está começando no marketing digital foi assediado por várias delas. Mas infelizmente as promessas de se conseguir destacar no mundo digital pode não ser tão realidade quanto parece. Infelizmente muitos tentam buscar o seu lugar ao sol e contratam mais serviços do que podem pagar.

O resultado então é acabar com a verba do projeto antes mesmo de fazer a primeira venda. Entretanto acho que tão frustrante quanto isto é acabar pagando por um serviço que promete tráfego, análise de Domain Authority, Page Authority e Pagerank, e descobrir que existe uma outra ferramenta melhor e mais barata.

Só para deixar claro, essas são as melhores do mundo (na minha opinião), sendo assim resolvi criar uma lista completa com as 7 melhores ferramentas SEO, Vamos lá?

Ferramentas de SEO Gratuitas

Dividi esta lista entre ferramentas gratuitas e pagas. Embora você possa normalmente encontrar funções pagas nas ferramentas gratuitas inseri elas neste local por que você pode fazer mais do que o básico sem pagar nada. E também há ferramentas que possuem períodos de teste grátis, mas não considerei a ferramenta em si como gratuita.

1 – Ubersuggest

O Ubersuggest é uma das ferramentas gratuitas mais interessantes e utilizadas da atualidade. O motivo disso é porque o seu desenvolvedor Neil Patel conseguiu sintetizar várias funções de análise de site e palavras-chave de um jeito muito rápido e dinâmico.

Com ela é possível fazer tanto uma verificação do DA e PA do seu site como verificar o número de buscas de palavras-chave e fazer análises do conteúdo da concorrência. É uma excelente opção para ter manualmente resultados que você conseguiria com ferramentas caras como o SEMRush.

2 – Screaming Frog

De todas as ferramentas para SEO, o Screaming Frog é uma das que possui um visual mais amigável e funcionalidades bastante intuitivas. E quando eu digo funcionalidades é porque são várias mesmo. Você terá todo o apoio que precisa para criar um sitemap 100% otimizado, por exemplo.

Além disso você terá várias opções para te ajudar com o SEO On Page, entre elas a verificação de páginas não indexadas. É possível encontrar erros de rastreamento e simular Snippets do Google. Cheque também a sua velocidade de carregamento e tenha certeza de que todas as imagens estão otimizadas.

Para quem quer ir pouco além e investir mais pode também contratar os serviços de marketing de conteúdo e marketing digital de campanhas. Mas lembre-se que esta é uma plataforma em inglês.

3 – Google Analytics

Falando em Google Analytics, se você começou um site/blog sem esta ferramenta já tenha certeza que começou errado. Quem quer se manter no mercado por um longo prazo e com perspectivas de crescimento precisa primeiramente saber como o seu público está se comportando.

Às vezes você pode até achar que suas campanhas de marketing estão dando resultados. Mas como saber se isso é verdade sem ter uma ideia de quantas pessoas estão entrando no seu site todos os dias? Até porque não dá para fazer uma boa campanha no Google Ads sem utilizar um recurso como este.

A integração com o WordPress também facilita bastante a visualização de resultados, mas não significa que seja o único jeito.

4 – Rank Math

O Rank Math é uma ferramenta de seo para wordpress que para mim é uma das melhores para ajudar a otimizar o seu site. Com ela é possível analisar todo o texto enquanto ele ainda está em produção, mostrando uma provável pontuação e onde deveria se melhorar o seu texto.

Além disso há recursos para a criação de snippets do Google de forma mais rica e detalhada. Trazendo também a vantagem de se inserir mais de uma palavra-chave para ranqueamento. Além de todos os recursos que deixam este como o plugin número 1 de SEO para WordPress você também terá a opção de criar snippets para redes sociais.

A ferramenta é grátis, mas possui funções pagas.

Ferramentas SEO Pagas

Abaixo listo algumas ferramentas pagas, mas não se desespere, algumas também tem planos gratuitos que você pode testar e usar normalmente, como por exemplo fazer análise de seo e também encontrar palavras-chave. Mas caso queira adquirir, é um investimento que realmente vale a pena.

5 – SEMRush

No SEMRush, “SEM” é uma técnica de visibilidade online um pouco mais completa do que simplesmente o SEO. A ideia aqui é buscar ter uma presença online também fora do Google. Por isso é possível encontrar vários recursos como análise de palavras-chave e também sugestão de conteúdos da concorrência.

A principal vantagem aqui é que a ferramenta escolhe automaticamente as melhores keywords para você trabalhar ao mesmo tempo em que seleciona as palavras que seu texto deve conter para agradar o Google, então fica muito mais fácil ocupar as primeiras posições.

Um dos recursos que mais me agrada é a sugestão de onde você deve conseguir backlinks para ganhar mais autoridade. Mas já aviso que as parcelas são um pouco salgadas, onde você vai precisar desembolsar quase 100 dólares no plano mais em conta.

Se você quiser saber mais sobre o SEMRush, clique aqui.

6 – MOZ Toolbar

O MOZ Toolbar é um recurso também bastante interessante para se fazer uma análise completa de sites. Com ela é possível encontrar de maneira instantânea tanto o DA como Page Authority de qualquer site. Também é possível verificar links (se são NoFollow ou DoFollow e vários outros atributos).

Você consegue analisar sua concorrência ao mesmo tempo que entende se vale ou não a pena conseguir fazer conteúdos com resultados reais. Se alguém está investindo em um PA (Page authority) de uma certa palavra-chave é porque ela está rendendo mais.

Então vai definitivamente compensar em aumentar o seu também e criar campanhas naquele nicho.

7 – Ahrefs

Sem dúvida o Ahrefs é uma das ferramentas mais essenciais para quem está começando e quer se destacar entre a concorrência. Aqui você terá meios de analisar automaticamente o seu nicho de conteúdo de forma rápida e eficaz.

Tendo então noção do que a concorrência anda produzindo e onde realmente vale a pena investir para se ter resultados. Na minha humilde opinião, o ahrefs é a melhor ferramenta de seo atualmente para quem quer rankear seu site no Google (em 2019/2020).

A ferramenta também disponibiliza uma ótima análise de palavras-chave te dando exatamente o que você precisa para encontrar os melhores resultados em lugares que você possui uma chance de se encaixar no primeiro lugar. Definitivamente o recurso de busca de backlinks também é um diferencial.

Você também tem a possibilidade de rastrear o seu ranqueamento, sabendo se está ou não utilizando as estratégias certas.

As 7 Melhores ferramentas de SEO

Como foi visto, vou listar abaixo as 7 melhores ferramentas para SEO:

  1. Ubersuggest
  2. Screaming Frog
  3. Google Analytics
  4. Rank Math
  5. SEMRush
  6. Moz
  7. Ahrefs

Conclusão

Então é isso, espero ter dado algumas dicas interessantes para que você consiga ter resultados ainda melhores no seu ranqueamento. Mas lembre-se que análises e SEO On Page não são 100% do SEO, há vários fatores que vão fazer toda a diferença e normalmente eles envolvem o DA e o PA.

Uma técnica muito interessante para alcançar esses dados é através de uma PBN, onde você cria uma rede de blogs privados para apontarem ao seu site. O objetivo aqui é fazer com que seu site seja bastante referenciado e ganhe muita autoridade.

Entretanto eu devo avisar que é uma estratégia que não pode ser feita de qualquer jeito. Em alguns casos você pode gastar bastante dinheiro e não ter resultados (no caso de seus domínios de PBN também não terem autoridade) ou então pode ser que você seja penalizado.

Se quiser experimentar este jeito rápido de conseguir ranquear conteúdo, fale comigo na página de contato. Assim eu posso te ajudar a bolar uma estratégia show sem riscos e com bons resultados.

Ficou alguma dúvida? Então deixe aqui nos comentários, estou sempre buscando responder o mais rápido possível para que você tenha resultados reais.

Aproveite agora para aprender um pouco mais neste texto sobre como rankear conteúdo facilmente. Assim você terá ainda mais munição para atingir seus objetivos.

Um grande abraço e muito sucesso para você no ranqueamento.

Compartilhe este Post:

Deixe um comentário