Como Deixar Meu Site WordPress Mais Rápido?

Como Deixar Meu Site WordPress Mais Rápido?

Como deixar meu site WordPress mais rápido? Esta é uma pergunta que está na mente de muitas pessoas. Isto porque os enrijecimentos das regras de SEO começaram a penalizar ainda mais os sites mais lentos.

O Google se tornou um verdadeiro gigante na internet. Assim é praticamente impossível você tentar ser um empreendedor digital de sucesso e não utilizar seus serviços.

Então quem usa o Marketing Digital dificilmente inicia suas campanhas ou atos de marketing sem antes estar com um site otimizado.

Como deixar meu site WordPress mais rápido é uma questão de SEO On Page. Infelizmente normalmente este assunto gira em torno de uma grande necessidade de conhecimento técnico.

Mas hoje resolvi trazer para vocês um pequeno tutorial com passos que vão melhorar a velocidade do seu site. Assim espero que você consiga atrair mais cliques de forma orgânica. Vamos lá?

Como deixar meu site WordPress mais rápido? – 5 Passos Simples

Como Deixar Meu Site Wordpress Mais Rápido? 1

Como eu disse, aqui você vai ter o básico através de um caminho mais simples e sem necessidade de saber programação. Entretanto para se ter um site 100% otimizado pode ser necessário ajuda profissional mesmo.

Mas eu te garanto que com o que você ver aqui já será possível notar uma diferença muito grande.

1 – Elimine o Máximo de plugins

O WordPress possui uma loja vasta com plugins gratuitos à nossa disposição. Mas o que pode parecer sonho muitas vezes vira pesadelo. Isso acontece porque muitos plugins são feitos de qualquer jeito e nunca mais são aperfeiçoados.

O resultado normalmente encontrado é algum problema em toda a estrutura ou então algum tipo de demora no carregamento. Sendo assim, o melhor que pode ser feito realmente é rever se você realmente precisa de tudo o que usa.

Se você já consegue ter uma ideia do que está causando a lentidão, então tente procurar uma outra opção para garantir a funcionalidade. Deste modo você está prevenindo vários acessos que irão afetar seu Score de SEO e poderá rankear seu site melhor.

Pense bem, às vezes é melhor que você não tenha acessos prejudiciais do que ter vários que vão te prejudicar. Por isso é sempre crucial que você não deixe para depois os reparos necessários do seu site.

Pesquise com outros bloggers e fique sempre atento à avaliação de cada plugin. Se ele não possui 5 estrelas, então já é digno de preocupação.

2 – Otimize as imagens

Imagens com certeza são um dos fatores mais comuns para se deixar um site WordPress lento. Não só WordPress como também outras plataformas. Se você não se cuidar pode ter quase 10 ou 20 megas só com imagens em uma página.

Sendo assim o ideal é que você otimize as imagens ao máximo antes de colocar o seu site no ar. Mas se ele já está rodando, calma, há jeito para tudo.

Uma estratégia boa, entretanto trabalhosa, é baixar cada imagem que está no formato PNG e transformá-la em JPG. Este é uma formato mais compacto, embora tenha menos resolução e recursos como fundo transparente.

Ou seja, não serão todas as imagens que podem ser convertidas. Senão você corre o risco de ter um fundo branco horrível em várias.

Após feito isto também é possível utilizar o plugin Smush para conseguir um resultado melhor. Ele não faz milagres, mas é realmente interessante o quanto de compactação que ele consegue fazer.

3 – Como deixar meu site wordpress mais rápido? Com o servidor certo

Não estou falando de servidor público, mas de um computador bastante robusto que fica nas empresas de hospedagem de sites. São esses computadores que armazenam todas as informações do seu site e também são eles quem entregam os seus arquivos para serem vistos.

Quando um servidor está sobrecarregado ele normalmente demora para responder a todos os pedidos. Às vezes a demora é tanta que pode haver o risco de seu usuário não conseguir acessar o site.

Isto pode ser culpa de um monstruoso número de acessos, ou então de um servidor ruim. Pagar menos por uma hospedagem pode possuir estes riscos. Então eu recomendo que você tome a decisão de mudar de servidor caso este seja o problema.

Como deixar meu site wordpress mais rápido? Tire o escorpião do bolso e contrate um servidor decente!

4 – Plugin de Cache

WordPress é criado com a linguagem de programação PHP, isto significa que muito dos processos vão ocorrer dentro do servidor. Sendo assim é comum que mesmo um bom servidor fique sobrecarregado de vez em quando.

Então é interessante que você utilize alguns artifícios que podem realmente ajudar você. O principal de todos é criar uma memória cache. Ou seja, seu computador e o dos seus usuários vão guardar os dados do seu site.

Por que isso é útil? Vamos lá, toda vez que você entra em um site seu computador está pedindo para o servidor os dados HTML, CSS e Scripts dele. Toda vez que você recarrega a página ou acessa de novo esse pedido é refeito.

Além desses artigos também são enviadas as imagens e arquivos semelhantes. A ideia de uma memória cache é deixar salvo no computador o site inteiro ou pelo menos as partes mais pesadas.

Assim o único carregamento que vai demorar um pouco mais será o primeiro. Se você possui acessos recorrentes, cada vez eles serão mais rápidos.

Como deixar meu site wordpress mais rápido? Use os plugins corretos!

5 – Se necessário mude o tema

Às vezes o problema mesmo está em um tema criado de maneira descuidada. O objetivo de criar efeitos visuais incríveis pode muitas vezes esquecer de se preocupar com a velocidade.

Nenhum tema é 100% perfeito, mas alguns realmente abusam do amadorismo. Sendo assim é importante fazer testes antes de começar a colocar algo diretamente na internet.

Veja os modelos disponíveis pelo produtor do tema e verifique se há lentidão naquela demonstração. Menos pode ser mais, até mesmo porque muito dos seus resultados serão por causa do seu Copywriting e não design.

Uma das grandes vantagens do WordPress é que ele possibilita a criação de sites que podem ter seus temas trocados sem perda do conteúdo. Assim você simplesmente compra um tema novo e instala.

Tudo bem que você pode ter algum trabalho colocando os widgets no lugar, mas isto é uma tarefa relativamente simples. Lembre-se também de fazer backups constantemente e principalmente antes de trocar um tema.

Conclusão sobre como deixar meu site wordpress mais rápido

Pois é, esta não é uma tarefa tão difícil assim, não acha? Alguns plugins certos a mais, outros plugins errados a menos e as coisas já começam a girar.

A velocidade de carregamento do seu site não é só uma questão de SEO, mas de experiência de usuário também. Quando melhor for a experiência do usuário, maiores serão as chances de compra.

Sendo assim sempre se preocupe com o que as mudanças que você faz vão ocasionar. Às vezes é melhor um design mais simples que o seu cliente possa navegar.

Você precisa ter em mente que SEO não se baseia só no On Page. O WordPress é uma estrutura incrível. Mas por si só ainda não é exatamente tudo o que você precisa para estar em primeiro lugar no Google.

Sendo assim lembre-se sempre que um bom SEO On Page sem o Off Page é só metade do trabalho. Aqui no SEO prático você aprende muito mais do que como deixar meu site wordpress mais rápido. Então fique sempre ligado nos conteúdos.

Deixe um comentário