O que é Blog de Nicho e Como Usá-lo para Ganhar Dinheiro

O que é Blog de Nicho e Como Usá-lo para Ganhar Dinheiro

O que é Blog de Nicho? Não é muito difícil que uma pergunta assim apareça por aí, afinal de contas no mundo do marketing digital todos os dias estão pipocando novas tecnologias estratégias e termos. Entre elas está a ideia de trabalhar com blog de nicho que tem ganhado um número interessante de adeptos ao longo do tempo.

Hoje o SEO Prático resolveu separar para você algumas dicas muito importantes sobre blog de nicho. Assim você pode entender um pouco melhor sobre esta estratégia além de perceber se vale ou não implementar tudo na prática. Vamos lá?

O que é Blog de Nicho?

Blog de nicho é um blog focado exclusivamente em determinado nicho que você escolher. Com este tipo de blog, pode-se atender uma demanda de público bem específico, oferecendo conteúdos de qualidade e usando o blog para ganhar dinheiro.

Por muito tempo os blogs foram reconhecidos como plataformas para que as pessoas simplesmente expressassem e dessem suas opiniões. Primeiramente eles funcionaram como uma espécie de diário virtual e rapidamente caíram em descrédito por este motivo.

Mas o potencial de se criar conteúdo de uma maneira fácil e rápida aliados a ferramentas extremamente intuitivas e eficazes como o WordPress ajudou a ressignificar todo o ambiente. Hoje podemos encontrar sites informativos que na verdade são blogs que não lembram em nada o que a ideia foi um dia.

E é aí que entram os blogs de nicho. Eles exploram uma área do mercado trazendo conteúdos informativos específicos. Às vezes em forma de um artigo base, como este aqui, que explica um conceito importante daquela área. Há também nichos de mercado que são amplamente beneficiado com reviews de produtos.

A ideia principal aqui é combinar o blog com nichos para afiliados. Assim é possível criar uma lista de contatos prospectados sobre o assunto que irão ser possíveis clientes de algum produto disponibilizado por plataformas como a Hotmart.

Como ganhar dinheiro com blog de nicho?

como ganhar dinheiro com blog de nicho

Saber o que é blog de nicho é fácil, mas a pergunta real é entender como você pode ganhar algum dinheiro com isso. E acredite, não é tão difícil quanto parece. Blogs de nicho são uma opção bastante viável para muitos que desejam iniciar um empreendimento online sem grandes despesas.

Enquanto uma empresa normal acarreta dezenas de milhares de reais de investimento inicial, um blog de nicho pode ser iniciado com um valor bastante simbólico da hospedagem e alguns serviços. Porém é preciso saber como fazer para que ele gere algum dinheiro.

Acessos por acessos não vão fazer com que você fique rico, por mais numerosos que eles sejam. Você precisa aprender a monetizar o seu blog e existem dois caminhos bastante comuns para isso:

  • AdSense (propagandas)
  • Mercado de Afiliados

AdSense

Esta é a maneira mais tradicional de utilizar um blog para fazer alguma renda extra. Você seleciona através de plugins e trechos de código JavaScript vários locais no seu site que irão servir como uma vitrine de propagandas para o Google. A ideia aqui é fazer com que a pessoa receba um comercial que lhe seja agradável e através do clique gere uma comissão para você.

Assim é crucial que seu site esteja com um tráfego constante e eficaz para que você realmente receba essa verba. Lembrando que poluir seu site de anúncios em todos os lugares pode, e é, uma péssima ideia. Você irá espantar a maioria das pessoas, além de talvez perder o direito à monetização.

Este é jeito mais fácil, mas que dificilmente gera resultados sustentáveis. Normalmente serve como uns trocados para reinvestir em marketing para blogs grandes. Iniciantes dificilmente geram receita suficiente deste modo.

Mercado de Afiliados

O mercado de afiliados é um modo de trabalho bastante interessante. A ideia aqui é deixar à sua disposição um catálogo gigantesco de produtos e serviços físicos ou digitais para que você se afilie. Após se afiliar a um produto você receberá material de divulgação e um link personalizado.

Este link personalizado contém um número de rastreamento, que faz com que todas as pessoas que entrem nele mostrem que foi você quem indicou. O destino dele é a página de vendas do produto, assim que o cliente fizer a compra uma comissão cai na sua conta.

Os produtos possuem comissões interessantes, e se você fizer seu trabalho direitinho em pouco tempo pode estar desfrutando de uma renda extra garantida.

Existem diversas plataformas para se trabalhar com este tipo de mercado, entre elas eu sempre destaco a Hotmart. Tanto por seu tempo de serviço, quanto por sua infraestrutura confiável e a disponibilidade de milhares de produtos diferentes.

Você pode escolher um nicho para o seu blog e criar artigos otimizados com palavras-chave que as pessoas buscam na internet. Assim fará seu blog aparecer para estes termos e terá mais chances de vender seu produto.

Melhores nichos Hotmart

Antes de escolher um produto para se trabalhar é interessante escolher um nicho de mercado para atuar. Lembrando que quanto mais afinidade e experiência você tiver com o conteúdo, mais fácil será ter um bom resultado final com seu empreendimento.

Os melhores nichos Hotmart que você irá encontrar são:

Saúde/emagrecimento: Vários ebooks e cursos estão disponíveis para esta que é uma busca universal. Afinal de contas, quem nunca desejou ter a saúde e/ou o corpo perfeito? É sempre interessante notar como é valioso atingir metas sabendo para onde se está indo. E é isso que os produtos que você irá encontrar na Hotmart vão fazer.

Marketing Digital: Há muitas pessoas que estão procurando formas de ganhar dinheiro na internet e também espalhar seus produtos e serviços. Então eu sempre recomendo dar uma chance para este tipo de nicho. A busca é grande e muitas pessoas acabam ganhando muito.

Relacionamentos: Pois é, a parte emocional também é bastante lucrativa, por isso vale sempre a pena explorar através de dicas para relacionamento e autoestima.

Como criar um blog de nicho

Primeiramente é preciso ter escolhido um nicho de atuação e um produto. Depois é necessário criar a sua presença online. Esta parte é um pouco mais técnica, mas você dá conta. Basicamente você irá precisar comprar um domínio para o seu blog, que é o nome do seu site.

Depois de ter um domínio registrado é necessário ter uma hospedagem, que é basicamente um espaço que irá guardar as informações do seu site.

Após contratada a hospedagem é necessário instalar o WordPress ou qualquer outro gerenciador de conteúdo para facilitar todo o seu trabalho.

Aí sim vem a parte do conteúdo. Utilize ferramentas como o Google Trends e o Ubersuggest para saber quais têm sido as tendências de busca neste nicho. Se quiser saber mais sobre ferramentas de SEO, conheça as 7 melhores ferramentas de SEO do mundo.

Administre seu conteúdo, crie redes sociais e trabalhe seu SEO. SEO são técnicas que servem para colocar o seu site nas primeiras posições do Google. Algo excelente para você ter resultados rápidos e orgânicos.

Então é só criar uma opção de captação de contatos para poder enviar propagandas mais diretas do seu produto.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é blog de nicho e como ganhar dinheiro com ele está na hora de colocar a mão na massa, não acha? Por isso passe a praticar postando conteúdos de forma rotineira e aprenda cada vez mais com as nossas dicas sobre SEO.

Se você quer aprender SEO de forma simples e prática clique aqui para conhecer nosso curso de seo.

Quaisquer dúvidas que ainda estejam pairando na sua cabeça podem ser respondidas se você perguntar aqui nos comentários.

Compartilhe este Post:

2 comentários em “O que é Blog de Nicho e Como Usá-lo para Ganhar Dinheiro”

  1. Eu dou muito leiga em relação a tudo, então tenho muitas perguntas entre elas a questão de comprar um domínio 🤔, ter uma hospedagem 🤔🙄 fico emperrada nisso , e quando você falou na parte TB que o domínio não pode ficar na mesma parte da hospedagem.

    • Olá Viviane, tudo bem? Obrigado por comentar, sobre a hospedagem no mesmo local do domínios pode sim, esta frase no artigo estava mal colocada obrigado por falar, o que quero dizer é que existem boas hospedagens, e existem bons registradores de domínio, com valores bem baixos (Exemplo, Godaddy e Superdominios).
      Bom para criar seu site. vou resumir para você é bem simples, primeiro você registra um domínio, contrata uma hospedagem em algum site, como Hostgator por exemplo (Depois que seu site estiver com muitas visitas, você muda para um servidor mais potente).
      Depois de contratar a hospedagem, você instala o WordPress (No painel da hostgator tem um instalador automatico, qualquer duvida só chamar o suporte que que eles te ajudam).
      Depois de instalar o wordpress, você já pode editar o layout do seu site, existem vários temas gratuitos entrando aqui.
      Depois disso é só colocar o conteúdo que deseja no site, no WordPress é tudo muito intuitivo e fácil, por isso a recomendação. Mas qualquer coisa é só chamar aqui 🙂

Deixe um comentário