5 estratégias de sucesso dentro do marketing digital

5 estratégias de sucesso dentro do marketing digital

Se o seu negócio não consegue usufruir de toda a capacidade do universo online, o problema pode estar na estratégia de marketing digital

O uso da internet no Brasil cresce a cada instante. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas usaram a rede regularmente em 2018. Entretanto, o alto número de usuários também aumenta a competição entre negócios que querem usar o universo online como plataforma. A solução para ter destaque nessa batalha por relevância e visibilidade está em seguir boas estratégias de marketing digital.

Apenas ter uma página ou perfil online não é sinônimo de sucesso em vendas ou notoriedade. Se o seu negócio não optar por um bom planejamento e uso de métricas, a chance de não aguentar a competição contra os concorrentes do mundo online é imensa. 

O marketing digital ajudou a democratizar os negócios que antes exigiam investimentos altos quando só existia o marketing tradicional. Com a transformação digital, surgiram diversas ferramentas, muitas gratuitas, que auxiliam na hora de operacionalizar uma campanha. Cabe ao responsável pela estratégia conhecer as possibilidades e saber utilizar da melhor maneira os recursos disponíveis no universo online. 

É importante também entender que não existem soluções exatas. Cada negócio pode se adaptar melhor a algum tipo ou determinada ação de marketing digital. Vale conhecer primeiramente as intenções e o objetivo que queira alcançar. Confira cinco estratégias que podem ajudar a chegar nas metas: 

#1 Email Marketing

Estima-se que em 2019 existam cerca de quatro bilhões de utilizadores de email, uma soma que poderá ultrapassar 4,4 bilhões até 2023. Chega a ser chocante os números dos usuários de email. A ferramenta continua popular até entre as novas gerações e se bem utilizada pode ser implacável nas taxas de conversão. 

Diferente do famoso spam, o email marketing é utilizada para uma base de dados que escolheu participar da lista de emails e receber informações. O email marketing precisa ser criativo e o mais personalizado possível, para aumentar as chances de clique e aceitação dos destinatários. 

Uma das vantagens dessa estratégia é que os resultados do email marketing são mensuráveis e é possível verificar quantas pessoas receberam, quantas visualizaram e o número de cliques. Esses dados são fundamentais para estipular o sucesso da campanha e aprimorar para os próximos envios.  

#2 SEO 

O Search Engine Optimization (SEO) é extremamente fundamental para quem deseja ranquear as páginas nas melhores posições de resultados de buscas orgânicas. Os principais sites de pesquisa, Google e Bing, utilizam de ferramentas que detectam a relevância do seu site para o tema pesquisado e a segurança das informações encontradas na página.

Para atender essas exigências, é necessário utilizar bem palavras-chave e o tipo de conteúdo ali publicados. As palavras-chave serão fundamentais para as pessoas encontrarem o seu site e a qualidade do conteúdo serve para elas permanecerem e demonstrarem para os buscadores que naquele local se encontram bons resultados. 

#3 Marketing de Conteúdo 

As pessoas estão cada vez mais exigentes na internet e buscam uma relação de confiança e afinidade com as marcas. Utilizar o marketing de conteúdo é educar o seu público-alvo, criar um relacionamento e ser mais efetivo nas conversões. 

Para o marketing de conteúdo ser relevante, é preciso produzir conteúdo de qualidade e  conquistar o cliente pelo conhecimento. As pessoas interessadas no assunto irão atrás do seu site e enxergarão nele um ponto de segurança e confiança.  

O marketing de conteúdo é uma das estratégias atuais mais utilizadas e ganha muitos adeptos pela sua alta capacidade de converter os clientes. Além da possibilidade de ter usuários segmentados e interessados nos seus produtos, quando as pessoas estão melhores informadas, as chances de fecharem um negócio mais rápido aumentam. 

#4 Inbound Marketing 

O marketing de conteúdo pode ser um dos combustíveis para outra estratégia que tem o objetivo maior em vendas: o inbound marketing. Podemos definir o inbound como marketing de atração, por isso a relação com o marketing de conteúdo. A ideia desse tipo de método é percorrer o caminho contrário do “normal” – ao invés da empresa ir atrás do cliente, ela o seduz com respostas que o possível cliente busca. 

No inbound existe o funil de vendas, no qual começa por um visitante curioso, vai para um interessado, avança para um possível consumidor e finaliza na transformação de um cliente. Ou seja, as pessoas chegam na página em buscas de soluções, encontram respostas e gostam do conteúdo, criam uma confiança e acabam se tornando consumidores do produto ou serviço oferecido. 

#5 Mídias sociais 

As mídias sociais se tornaram a grande oportunidade para quem quer fazer baixos investimentos e faturar bastante em vendas ou ganhar visibilidade e relevância. É fato que o brasileiro é amante das redes sociais. De acordo com o relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, 66% da população brasileira é usuária das mídias sociais, o que representa mais de 140 milhões de usuários ativos. 

Com as redes sociais, as empresas podem conseguir dados impressionantes de seus clientes como comportamento diário, segmentação de personas, interesses e um perfil detalhado dos seguidores. Essas informações são ótimas para trabalhar com o público-alvo e construir relacionamento com o cliente – que quer engajar com suas marcas favoritas na internet. 

Quer saber mais sobre estratégias de marketing digital e aprofundar nesses conteúdos? Visite o maior portal sobre comunicação, marketing, digital e negócios: Digitalks

Compartilhe este Post:

Deixe um comentário