Se o seu negócio não consegue usufruir de toda a capacidade do universo online, o problema pode estar na estratégia de marketing digital
O uso da internet no Brasil cresce a cada instante. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas usaram a rede regularmente em 2018. Entretanto, o alto número de usuários também aumenta a competição entre negócios que querem usar o universo online como plataforma. A solução para ter destaque nessa batalha por relevância e visibilidade está em seguir boas estratégias de marketing digital.
Apenas ter uma página ou perfil online não é sinônimo de sucesso em vendas ou notoriedade. Se o seu negócio não optar por um bom planejamento e uso de métricas, a chance de não aguentar a competição contra os concorrentes do mundo online é imensa.
O marketing digital ajudou a democratizar os negócios que antes exigiam investimentos altos quando só existia o marketing tradicional. Com a transformação digital, surgiram diversas ferramentas, muitas gratuitas, que auxiliam na hora de operacionalizar uma campanha. Cabe ao responsável pela estratégia conhecer as possibilidades e saber utilizar da melhor maneira os recursos disponíveis no universo online.
É importante também entender que não existem soluções exatas. Cada negócio pode se adaptar melhor a algum tipo ou determinada ação de marketing digital. Vale conhecer primeiramente as intenções e o objetivo que queira alcançar. Confira cinco estratégias que podem ajudar a chegar nas metas:
#1 Email Marketing
Estima-se que em 2019 existam cerca de quatro bilhões de utilizadores de email, uma soma que poderá ultrapassar 4,4 bilhões até 2023. Chega a ser chocante os números dos usuários de email. A ferramenta continua popular até entre as novas gerações e se bem utilizada pode ser implacável nas taxas de conversão.
Diferente do famoso spam, o email marketing é utilizada para uma base de dados que escolheu participar da lista de emails e receber informações. O email marketing precisa ser criativo e o mais personalizado possível, para aumentar as chances de clique e aceitação dos destinatários.
Uma das vantagens dessa estratégia é que os resultados do email marketing são mensuráveis e é possível verificar quantas pessoas receberam, quantas visualizaram e o número de cliques. Esses dados são fundamentais para estipular o sucesso da campanha e aprimorar para os próximos envios.
#2 SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é extremamente fundamental para quem deseja ranquear as páginas nas melhores posições de resultados de buscas orgânicas. Os principais sites de pesquisa, Google e Bing, utilizam de ferramentas que detectam a relevância do seu site para o tema pesquisado e a segurança das informações encontradas na página.
Para atender essas exigências, é necessário utilizar bem palavras-chave e o tipo de conteúdo ali publicados. As palavras-chave serão fundamentais para as pessoas encontrarem o seu site e a qualidade do conteúdo serve para elas permanecerem e demonstrarem para os buscadores que naquele local se encontram bons resultados.
#3 Marketing de Conteúdo
As pessoas estão cada vez mais exigentes na internet e buscam uma relação de confiança e afinidade com as marcas. Utilizar o marketing de conteúdo é educar o seu público-alvo, criar um relacionamento e ser mais efetivo nas conversões.
Para o marketing de conteúdo ser relevante, é preciso produzir conteúdo de qualidade e conquistar o cliente pelo conhecimento. As pessoas interessadas no assunto irão atrás do seu site e enxergarão nele um ponto de segurança e confiança.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias atuais mais utilizadas e ganha muitos adeptos pela sua alta capacidade de converter os clientes. Além da possibilidade de ter usuários segmentados e interessados nos seus produtos, quando as pessoas estão melhores informadas, as chances de fecharem um negócio mais rápido aumentam.
#4 Inbound Marketing
O marketing de conteúdo pode ser um dos combustíveis para outra estratégia que tem o objetivo maior em vendas: o inbound marketing. Podemos definir o inbound como marketing de atração, por isso a relação com o marketing de conteúdo. A ideia desse tipo de método é percorrer o caminho contrário do “normal” – ao invés da empresa ir atrás do cliente, ela o seduz com respostas que o possível cliente busca.
No inbound existe o funil de vendas, no qual começa por um visitante curioso, vai para um interessado, avança para um possível consumidor e finaliza na transformação de um cliente. Ou seja, as pessoas chegam na página em buscas de soluções, encontram respostas e gostam do conteúdo, criam uma confiança e acabam se tornando consumidores do produto ou serviço oferecido.
#5 Mídias sociais
As mídias sociais se tornaram a grande oportunidade para quem quer fazer baixos investimentos e faturar bastante em vendas ou ganhar visibilidade e relevância. É fato que o brasileiro é amante das redes sociais. De acordo com o relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, 66% da população brasileira é usuária das mídias sociais, o que representa mais de 140 milhões de usuários ativos.
Com as redes sociais, as empresas podem conseguir dados impressionantes de seus clientes como comportamento diário, segmentação de personas, interesses e um perfil detalhado dos seguidores. Essas informações são ótimas para trabalhar com o público-alvo e construir relacionamento com o cliente – que quer engajar com suas marcas favoritas na internet.
Quer saber mais sobre estratégias de marketing digital e aprofundar nesses conteúdos? Visite o maior portal sobre comunicação, marketing, digital e negócios: Digitalks
eu ainda tenho muitas duvidas sobre SEO, mas estou buscando informações com especialistas, esse blog deu uma luz no fundo do túnel.
Foi ótimo ler muitas informações úteis.
gostei do seu artigo, estão de parabéns
Ótimo conteúdo, vou seguir daqui para frente para tentar ranquear meu site.